BANANEIRA-DE-JARDIM: planta usada como antiescorbútico, bem como para ajudar na digestão ou como tônico.

 

Nome científico: Musa ornata Roxb.

Sinonímias: Musa mexicana Matuda, Musa speciosa Ten., Musa troglodytarum var. rubrifolia Kuntze.

Família:  Musaceae

Nomes populares: bananeira-de- jardim, bananeira-ornamental.

Origem: originário da Ásia.

Descrição botânica:  Pseudocaules em forma de tronco (formados por bainhas foliares fortemente sobrepostas) emergem de rizomas subterrâneos e têm uma base inchada. Os pseudocaules morrem após a floração. Folhas coriáceas, com uma nervura central robusta, grandes, que podem medir até 1,8 metros de comprimento e 36 cm de largura. Inflorescências emergem da ponta da planta e são eretas, alongadas e possuem brácteas de cor rosa a lilás, que se abrem para revelar fileiras de 3-6 flores amarelo-alaranjado. Surgem na primavera-verão e são atrativas para beija flores. Frutos desenvolvidos somente na base do cacho, logo após o florescimento. A fruta é uma banana. As bananas são pequenas, de amarelo esverdeado a púrpura avermelhado e contêm numerosas sementes pretas e polpa branca cremosa. O fruto não é comestível.

Parte da planta para uso: pseudocaule, o cormo, o pedúnculo frutífero e a casca da fruta.

Constituintes químicos:  fenólicos, carotenóides, aminas biogênicas e fitoesteróis.

Formas de uso: As cinzas do pseudocaule, o cormo, o pedúnculo frutífero e a casca da fruta também são usadas como antiescorbútico (para prevenir o escorbuto), bem como para ajudar na digestão ou como tônico.  

Indicações: antiescorbútico, problemas estomacais.

Observações: A raiz da planta também é usada às vezes para preparações ayurvédicas (medicina alternativa) no nordeste da Índia.

Referências bibliográficas

Englberger L, Darnton-Hill I, Coyne T, Fitzgerald MH, Marks GC. Bananas ricas em carotenóides: uma fonte potencial de alimento para aliviar a deficiência de vitamina A. Alimentos Nutr Bull. 2003 dez;24(4):303-18. doi: 10.1177/156482650 302400401.

Lorenzi, H. Plantas Ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. 4. Ed.  Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum de Estudos da Flora. 2008, 1088p.

Yang M, Chang L, Jiang F, Zhao N, Zheng P, Simbo J, Yu X, Du SK. Propriedades estruturais, físico-químicas e reológicas de amidos isolados de variedades de banana Food Chem X. 13 de outubro de 2022;16:100473. doi:10.1016/j.fochx.2022.100473.

Profº. M.Sc. Décio Escobar

Sou professor de Biologia e Botânica, com Especialização em Fitoterapia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Ciências Ambientais, atualmente com nove livros publicados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem