PAU-PEREIRA: planta brasileira fonte de alcaloides que são utilizados na clínica médica para o tratamento do câncer de próstata e HIV-AIDS

 

Nome científico: Geissospermum laeve (Vell.) Miers

Sinonímias:  Geissospermum martianum Miers,Geissospermumvellosii Allemão,Tabernaemontana  laevis Vell

Família:  Apocynaceae

Nomes populares: câmara-de-bilro, câmara-do-mato, canudo-amargoso, chapéu-de-sol, chapéu-de-sol, pão-amargoso, pão-de-forquilha, pão-de-pente, pão-de-quina, pão-pereira, pau-de-pente, pau-forquilha, pau-pereira, pau-pereiro, pereirinha, pereiro, pereiroa, pignaciba, pinguaciba, quina-amargosa, quinarana, tringuaaba, uba-acu, uba-assu.

Origem: Ocorre no Brasil nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, São Paulo, Para e Amazonas.

Descrição botânica: Planta lactescente de 15-22m de altura, com ramos novos cinereo-ferrugineos. Tronco profundamente canelado e sulcado, de 40-60cm de diâmetro, com casca descamante. Folhas simples, cartaceas, com a superfície inferior ferrugíneo-tomentosa (glaberrima quando adulta), de 5-8cm de comprimento por 2,5-3cm de largura, sobre pecíolo pubescente de 5-8mm de comprimento. Inflorescências em cimeiras axilares, com flores pubescentes de cor pálida. Fruto baga muito leitosa, com polpa carnosa, contendo 5-15 sementes 

Parte da planta para uso: folhas e casca.

Constituintes químicos: Foram encontrados três alcaloides presentes nessa espécie: geissospermina, pereirina e vellosina. O princípio ativo da casca do pau-pereira é a pereirinha.

Formas de uso: pau-pereira e aplicado em banhos, principalmente para crianças. O chá, preparado a partir da decocção das folhas em água e da casca, pode ser utilizado contra problemas do fígado e do intestino, devendo-se, para isso, tomá-lo 3 vezes ao dia.

Indicações: É usado para tratar dor, doenças de fígado, febres, perda de apetite, mal digestão, tontura, prisão de ventre e malária, para cólicas espasmódicas, além de ser empregada contra a asma e acessos coqueluchoides.

Observações: Pau-pereira é fonte de alcaloides indólicos monoterpenoídicos isolados e extratos e frações enriquecidos nesses alcaloides que são utilizados na clínica médica para o tratamento do câncer de próstata (flavopereirina) e HIV-AIDS (flavopereirina).

Referências bibliográficas

HENRY, T.A. The plant alcaloids. 4.ed. London: J & A. Churchill, 1949. 804p.

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 1998. v.2.

MATTA, A.A. Flora Médica Brasiliense. 3.ed. Manaus: Valer, 2003. 356p. (Serie Poranduba, 3).

REVILLA, J. Plantas úteis da Bacia Amazônica. Manaus: INPA, 2002. v.1.

Profº. M.Sc. Décio Escobar

Sou professor de Biologia e Botânica, com Especialização em Fitoterapia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Ciências Ambientais, atualmente com nove livros publicados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem