VERBASCO: planta muito utilizada para facilitar o tratamento de problemas respiratórios, como a asma e bronquite

 

Nome científico: Pterocaulon virgatum (L.) DC. 

Sinonímias:  Gnaphalium virgatum L., Cony-za virgata DC., Pterocaulon subvirgatum mal-me.

Família: Asteraceae.

Nomes populares: barbasso, verbasco-do-brasil, tinguis, alecrim-das-paredes, calças-de-velho, calção-de-velho.

Origem:  Brasil

Descrição botânica:: Planta herbácea ou subarbustiva, anual ou bianual, de 40 a 80 cm de altura. Apresenta caule ramificado, ereto, alado e recoberto por pubescência acinzentada. Folhas simples, dispostas de forma alterna, em formato de lança, revestidas por penugem branca em ambas as faces, margens serreadas. Flores localizadas no ápice dos ramos, em inflorescências arredondadas e acompanhadas por brácteas foliares, muito próximas umas às outras. Fruto seco com coroa de pelos brancos e sedosos.

Parte da planta para uso: partes aéreas.

Constituintes químicos: possui flavonoides e saponinas em sua composição, o que garante a sua propriedade anti-inflamatória, expectorante, antimicrobiana, diurética, emoliente, espasmolítica e sedativa. Possui ainda cumarina, sabandinol, dois esteroides, estigmasterol e 3-O-acetil-taraxasterol e dois flavonoides, quercetina e taxifolina 7-O-prenilada.

Formas de uso: Para fazer o chá basta colocar 2 colheres de chá de verbasco em uma xícara de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida coar e beber cerca de 3 xícaras por dia.

Indicações: é uma planta muito utilizada para facilitar o tratamento de problemas respiratórios, como a asma e bronquite, por exemplo, já que possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes.

Observações: É uma das plantas invasoras mais comuns das áreas de pastagens do Centro-Sul do país.

Referências bibliográficas

Heemann, A. C. W., Miguel, O. G., & Miguel, M. D. (2004). REVISÃO DO GÊNERO Pterocaulon - Aspectos fitoquímicos e Atividades Biológicas. Visão Acadêmica, 5(1).

Lima, L. F. P., & Matzenbacher, N. I. (2008). O gênero Pterocaulon Ell. (Asteraceae–Plucheeae) no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Iheringia, Série Botânica., 63(2), 213-230.

Profº. M.Sc. Décio Escobar

Sou professor de Biologia e Botânica, com Especialização em Fitoterapia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Ciências Ambientais, atualmente com nove livros publicados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem