PUERARIN: isoflavona encontrada nas raízes da planta Pueraria lobata que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e neuroprotetoras

 

Pueraria lobata

O puerarin é uma isoflavona encontrada nas raízes da planta Pueraria lobata, nativa do leste da Ásia. Tem sido usado na medicina tradicional chinesa há séculos para tratar uma variedade de condições, e tem funções amplamente protetoras no sistema cardiovascular, sistema nervoso, metabolismo da glicose e lipídios, osteoporose, lesões hepáticas e inflamação. 

Puerarin

O Puerarin tem uma variedade de potenciais benefícios para a saúde devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e neuroprotetoras. Pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo, baixar a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol e prevenir coágulos sanguíneos. Também pode ter potencial no tratamento para certas condições neurológicas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Além disso, ele foi estudado por seu potencial para melhorar a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glicose, tornando-o um potencial tratamento natural para o diabetes.

Puerarin

Ele tem um grande valor de utilização devido às suas reações menos adversas e ampla faixa de segurança. Embora o puerarin seja geralmente considerado seguro quando tomado nas doses recomendadas, ele pode interagir com certos medicamentos e deve ser usado com cautela por indivíduos com doença hepática ou por aqueles que tomam medicamentos que afetam a função hepática.As formulações medicinais de puerarin mais utilizadas na área clínica são de produtos injetáveis, pois é difícil de ser absorvido oralmente. A longo prazo, deverá ser modificado a estrutura do puerarin e desenvolvido novos tipos de formas farmacêuticas para melhorar a biodisponibilidade e potencializar suas atividades farmacológicas, de modo a ampliar a sua aplicação clínica e de seus derivados. Em 1959, o químico japonês Shibata Shoji estudou pela primeira vez a produção química da raiz da pueraria, indicando que as isoflavonas são os seus principais ingredientes ativos , incluindo puerarin, daidzin e daidzein . Em 2003, David Lee foi o primeiro a sintetizá-la. Pesquisas farmacológicas contemporâneas demonstraram que o puerarin tem amplas atividades farmacológicas no sistema cardiovascular, sistema nervoso, fígado deficiências, osteoporose e ressaca. As pesquisas clínicas e experimentais demonstraram que o puerarin tem um importante papel na prevenção de doenças vasculares cerebrais, o que pode melhorar o metabolismo do músculo cardíaco isquêmico, melhorando a circulação cerebral, aumentando o fluxo sanguíneo cerebral e reduzindo o volume sanguíneo e frequência cardíaca.  Muitos experimentos provaram que ele pode promover o metabolismo lipídico e reduzir o açúcar e lipídios no sangue. A proteção da puerarina no diabetes foi atribuída às suas funções na inibição do apoptose e estresse oxidativo. Ele tem eficácia na proteção em danos hepáticos induzidos por substâncias químicas, álcool, cirurgia e outros danos experimentais. Este efeito está intimamente relacionado ao efeito antioxidante, resistindo à peroxidação lipídica, inibindo a agregação e melhorando a circulação. Ele também pode melhorar a microcirculação ocular obviamente e reduzir a pressão dos olhos, agindo assim efeito terapêutico óbvio sobre o glaucoma. 

Abaixo algumas espécies que contém o puraerarin:

REINO

FAMÍLIA

ESPÉCIES

Plantae

Apiaceae

Bupleurum scorzonerifolium

Plantae

Asphodelaceae

Aloe vera

Plantae

Cephalotaxaceae

Cephalotaxus koreana

Plantae

Convolvulaceae

Erycibe expansa

Plantae

Cruciferae

Arabidopsis thaliana

Plantae

Erythroxylaceae

Erythroxylum ulei

Plantae

Fabaceae

Cicer arietinum

Plantae

Fabaceae

Glycine max

Plantae

Fabaceae

Glycyrrhiza glabra

Plantae

Fabaceae

Phaseolus vulgaris

Plantae

Fabaceae

Pisum sativum

Plantae

Fabaceae

Psoralea corylifolia

Plantae

Fabaceae

Pterocarpus marsupium

Plantae

Fabaceae

Pueraria calycina

Plantae

Fabaceae

Pueraria candollei var. mirifica

Plantae

Fabaceae

Pueraria edulis

Plantae

Fabaceae

Pueraria lobata

Plantae

Fabaceae

Pueraria lobata var.thomsonii

Plantae

Fabaceae

Pueraria mirifica

Plantae

Fabaceae

Pueraria montana var. lobata

Plantae

Fabaceae

Pueraria omeiensis

Plantae

Fabaceae

Pueraria peduncularis

Plantae

Fabaceae

Pueraria phaseoloides

Plantae

Fabaceae

Pueraria thomsonii

Plantae

Fabaceae

Pueraria thunbergiana

Plantae

Fabaceae

Pueraria tuberosa

Plantae

Fabaceae

Trifolium pratense

Plantae

Fabaceae

Vigna radiata

Plantae

Labiatae

Scutellaria baicalensis

Plantae

Myrtaceae

Acca sellowiana

Referências Bibliográficas

Shibata S, Murakami T, Nishikawa Y, et al. The constituents of Pueraria root. Chem Pharm Bull. 1959;7(1):134–6.

Lee David YW, Zhang WY, Karnati Vishnu Vardhan R. Total synthesis of puerarin, an isoflavone C-glycoside. Tetrahedron Lett. 2003;44(36):6857–9.

Fang QC, Lin M, Sun QM, et al. The research of kudflavone. Chin Med J. 1974;54(5):271.

Liu YJ, Lan ZP, Yu Y, et al. Research of the synthesis and its clinical applications of puerarin derivatives. J Guiyang Coll Tradit Chin Med. 2012;34(5):31–3.

Wei SY, Yi C, Xiao XU. Progress on the pharmacological research of puerarin: a review. Chin J Nat Med. 2014;12(6):407–14.

Profº. M.Sc. Décio Escobar

Sou professor de Biologia e Botânica, com Especialização em Fitoterapia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Ciências Ambientais, atualmente com nove livros publicados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem