SINOMENINE: alcaloide encontrado na raiz da Sinomenium acutum utilizado para combater o reumatismo e artrite

 

Sinomenium acutum 

A sinomenine ou cocculine é um alcaloide encontrado na raiz da planta trepadeira Sinomenium acutum , nativa do Japão e da China. A planta é tradicionalmente usada na fitoterapia nesses países para reumatismo e ar-trite.  No entanto, sua ação analgésica contra outros tipos de dor é limitada. 

Sinomenine 

Nome químico: 7, 8-didehidro-4-hidroxil-3, 7-dimetoxi-17-metilmorfinan-6-ona

Fórmula molecular: C19H23NO4

 

Sinomenine 

A sinomenine é um derivado do morfinano, relacionado a opioides como o levorfanol e o supressor de tosse não opioide dextrometorfano . Acredita-se que seus efeitos antirreumáticos sejam mediados principalmente pela liberação de histamina, mas outros efeitos, como a inibição da síntese de prostaglandinas, leucotrienos e óxido nítrico, também podem estar envolvidos. Embora o mecanismo de ação ainda não esteja completamente elucidado, a sinomenine parece inibir a proliferação endotelial mediada pelo fator básico de crescimento de fibroblastos (bFGF), o que pode contribuir para seu efeito antiangiogênico. Na medicina chinesa, esse agente tem um longo histórico no tratamento da artrite, devido à sua capacidade de inibir a proliferação de fibroblastos e linfócitos sinoviais. O tratamento do reumatismo e da artrite reumatoide é uma das mais importantes aplicações clínicas da sinomenine. É também, particularmente adequada para o tratamento de arritmia causada por doença cardíaca orgânica. É usada para tratamento da doença glomerular, que pode reduzir a proteína urinária e aliviar sintomas de hematúria e os efeitos colaterais são significativamente menores do que comprimidos de glicosídeos de tripterígio, que são comumente usados na prática clínica. Além disso, a sinomenine pode inibir significativamente a fibrose intersticial renal e a produção de crescimento tecidual e fator de crescimento TGF-β1. A sinomenine pode significativamente retardar o desenvolvimento de insuficiência renal crônica e tratar eficazmente anquilosante espondilite. Além disso, nos últimos anos também surgiram relatos clínicos sobre a uso de sinomenine no tratamento de nefrite crônica, câncer e dependência de drogas. Ela tem um efeito leve nas células do fígado, sem efeito significativo em outras órgãos. Não tem atividade mutagênica em células somáticas. Não cria dependência física ou mental e não causa dependência. Reações adversas causadas por altas doses de injeções são, dor em queimação no local da injeção, coceira na cabeça e membros superiores, edema de lábios e pálpebras, cefaléia transitória e outros, que podem ser aliviadas por bloqueadores dos receptores H1. Algumas espécies que possuem sinomenine:

REINO

FAMÍLIA

ESPÉCIES

Plantae

Menispermaceae

Cocculus laurifolius DC.

Plantae

Menispermaceae

Menispermum dahyricum

Plantae

Menispermaceae

Menispermum dauricum DC.

Plantae

Menispermaceae

Sinomenium acutum

Plantae

Menispermaceae

Stephania cepharantha

Referências Bibliográficas

Xiao PG. Chinese Academy of Medical Sciences Institute of Chinese medicine. Traditional Chinese medicine zhi. People’s Health Publishing House, China; 1959.

Jiangsu New School of medicine. Traditional Chinese medicine dictionary (volume 1). Shanghai: Shanghai Science and Technology Press; 1982. p. 1234.

Wang XL, Wen PH, Feng LM. Optimization of extraction technology of Sinomenine. ChinTrad Med. 1997;28(4):247–9.

Pan WJ, Li XN, Zhang ZT, et al. Extraction of sinomenine from Cynanchum paniculata by ultrasonic method. Nat Prod Res Dev. 2003;15(2):127–9.

Zhang MF, Zhao Y, Jiang KY, Han L, Lu XY, et al. Comparative pharmacokinetics study ofsinomenine in rats after oral administration of sinomenine monomer and Sinomenium acutumextract. Molecules. 2014; 19:12065–77.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem