Os benefícios da mostarda preta

 

As sementes de mostarda preta são um condimento muito utilizado na culinária. É nativo da Europa, mas também é cultivado na América. Seu nome científico é Brassica nigra e pertence à família Crucifera. É uma erva daninha que cresce anualmente. Possui flores amarelas muito pequenas, com 4 pétalas colocadas em forma de cruz. Esta planta floresce de abril a novembro. Pode medir entre 50 a 100 cm de altura. O caule é reto e mede aproximadamente 1 centímetro, sem ter muitos ramos. A base é coberta por pelos ásperos e duros. As folhas inferiores atingem até 25 centímetros de comprimento e 10 centímetros de largura, são pecioladas e possuem borda levemente dentada. A cor das folhas é tipicamente verde, mas pode apresentar outras tonalidades. As pétalas também começam verdes, mas ficam amarelas à medida que a planta cresce. As sementes dentro são pequenas e redondas, de cor marrom escuro, cinza ou preta. Estas sementes têm um agradável sabor picante. As plantas da família da mostarda, ou seja, as crucíferas, são muito semelhantes entre si e é comum que sofram mutações. Acredita-se que a mostarda preta seja nativa do Mediterrâneo e arredores, mas hoje cresce em toda a Europa.É cultivada há milênios como especiaria. Inicialmente, suas folhas eram utilizadas na culinária. Mas, no século XII, as sementes da planta foram esmagadas e combinadas com mostarda. O aroma característico da mostarda deve-se ao óleo que esta planta secreta nas suas células de armazenamento, os idioplastos. A mostarda preta é um dos ingredientes fundamentais da mostarda e é usada para torná-la mais forte. Hoje, a mostarda é uma das especiarias mais importantes do mundo

Propriedades da mostarda preta

As sementes de mostarda preta possuem aplicações medicinais. As propriedades medicinais que este produto possui são antiinflamatórias, revulsivas e laxantes. Ela é útil no tratamento de doenças como reumatismo, problemas respiratórios, asma, congestão brônquica, faringite, rouquidão, neuralgia, distúrbios menstruais, promove vômitos, estimula a circulação sanguínea, resfriados, gripes, sinusite, ciática, lombalgia. Também serve para problemas como prisão de ventre, distúrbios gastrointestinais, falta de apetite, gota, artrose, artrite, hipotensão, úlcera estomacal, dores musculares, luxações e luxações nas articulações, além de melhorar a circulação. Você pode usar sementes de mostarda ou sua farinha para uso culinário e medicinal. Essa mostarda não deve ficar em contato com a pele por mais de 15 minutos porque causa irritação e até úlceras na epiderme. Este produto pode ser consumido por via oral, mas com muito cuidado, pois possui contraindicações importantes que podem causar gastroenterites, convulsões e problemas cardíacos e morte nos casos mais graves. É aconselhável utilizá-lo externamente, pois é mais seguro e ainda benéfico no tratamento de enfermidades.

Remédios caseiros com mostarda preta

Para a dor de cabeça

Esta planta atua como um analgésico suave. Deita-se água quente sobre as sementes de mostarda quebradas, e seu aroma é inalado por alguns minutos, você pode repetir quantas vezes achar necessário. Isso ajuda a dissipar dores de cabeça.

Para dores agudas e crônicas

As sementes são moídas e acrescenta-se água morna, formando uma pasta que é aplicada na pele e envolvida em um pano, para tratar dores e inchaços. Especificamente artrite, dor lombar e dor nos pés. Deve-se ter cuidado para não exagerar, pois os cataplasmas podem causar irritação e queimaduras graves na pele.

Para doenças intestinais

Engolir as sementes inteiras ajuda na digestão e abre o apetite. Se misturado com melaço pode atuar como laxante.

Para prevenir o colesterol alto

A fibra encontrada nas sementes de mostarda preta é benéfica para manter os níveis de colesterol no sangue sob controle e até mesmo prevenir doenças cardíacas e derrames.

Para Bronquite

Uma infusão de sementes de mostarda preta aliviará a bronquite crônica e o reumatismo. Além disso, ao gargarejar, a dor de garganta é aliviada. Adicione algumas sementes a uma xícara de água fervente e deixe descansar por 15 minutos. Filtre o líquido com uma peneira e gargareje 2 ou 3 vezes ao dia.

Para queimaduras

As sementes são bastante úteis para acelerar o processo de cicatrização da pele causado por uma queimadura. As sementes possuem antioxidantes que estimulam a regeneração celular e, por possuírem um composto antibacteriano, previnem infecções. Uma pequena quantidade de sementes é moída e umedecida em água fria até obter uma pasta. Lave a área afetada com água e sabão e aplique o tratamento com uma massagem sutil. Deixe agir por 3 minutos e enxágue com bastante água. Pode ser usado diariamente até a área cicatrizar.

Para a eliminação do catarro

Ferva as sementes em uma panela com água e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos, depois aplique no peito com movimentos circulares por 15 minutos. Os compostos desta planta permitem desobstruir o trato respiratório e promover a eliminação do catarro.

Para constipação

Um componente importante e em grande quantidade presente na mostarda preta é a mucilagem. São ideais para estimular movimentos peristálticos. É preciso aproveitar seu efeito laxante apenas consumindo duas colheres de chá de mostarda por dia. Você pode usar um copo de água para cada colher de sopa e tomar duas vezes ao dia.

Para dor de garganta

Deve-se levar em consideração que se trata de um anti-inflamatório de excelente qualidade. Você deve adicionar uma colher de chá de sementes de mostarda preta a uma xícara de água fervente. Deve-se deixar descansar por aproximadamente 15 minutos e depois filtrar. Este remédio natural precisa ser tomado apenas duas vezes ao dia.

Para pés cansados

Melhore a circulação sanguínea e tenha pés mais relaxados. Basta colocar a mostarda em pó em um recipiente com água quente. Aguarde alguns minutos para que a temperatura baixe e mergulhe os pés durante 15 a 20 minutos. Você pode fazer esse remédio até quatro vezes por semana.

Contraindicações de mostarda preta

Ingeri-la em grandes quantidades e por longos períodos pode causar vômitos, diarreia e dores de estômago. Quando aplicado externamente, recomenda-se primeiro fazer um teste para determinar se não causa reações alérgicas. Não é recomendada a sua aplicação em zonas de pele muito sensíveis como rosto ou feridas abertas. Não deve ser administrado a mulheres grávidas ou crianças com menos de 6 anos de idade. É contraindicado em pessoas com diarreia, pois pode aumentar a frequência das evacuações e complicar o quadro. Causando inclusive desidratação, tontura e desmaios. Seu consumo deve ser evitado em pessoas que sofrem de diabetes, pois também pode causar desequilíbrio.

 MEUS LIVROS

LEIA GRATUITAMENTE OU COMPRE NA AMAZON

**No Kindle e gratuito com KindleUnlimited**

CLIQUE NO LIVRO PARA ACESSAR O LINK DA AMAZON

Profº. M.Sc. Décio Escobar

Sou professor de Biologia e Botânica, com Especialização em Fitoterapia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Ciências Ambientais, atualmente com nove livros publicados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem