Nove benefícios da aloe vera

 

Aloe vera é uma planta medicinal com propriedades antioxidantes e antibacterianas. Os benefícios da aloe vera podem incluir redução da placa bacteriana, aceleração da cicatrização de feridas, prevenção de rugas e controle do açúcar no sangue. Aloe vera, ou Aloe barbadensis, é uma planta grossa e de caule curto que armazena água em suas folhas. É mais conhecida por tratar lesões de pele, mas tem vários outros usos que podem potencialmente beneficiar a saúde.

Veja os nove benefícios potenciais da aloe vera para a saúde:

1. Contém compostos vegetais saudáveis

As indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia usam aloe vera extensivamente, e a planta tem um valor de mercado anual estimado de US$ 13 bilhões globalmente. Aloe vera é conhecida por suas folhas verdes grossas, pontiagudas e carnudas, que podem crescer até cerca de 30–50 centímetros de comprimento. Cada folha contém um tecido viscoso que armazena água, tornando as folhas grossas. Este tecido cheio de água é o "gel" que as pessoas associam aos produtos de aloe vera. O gel contém a maioria dos compostos bioativos benéficos da planta, incluindo vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.

2. Possui propriedades antioxidantes e antibacterianas

Os antioxidantes são importantes para a saúde. O gel de aloe vera contém poderosos antioxidantes pertencentes a uma grande família de substâncias conhecidas como polifenóis. Esses polifenóis, juntamente com vários outros compostos da aloe vera, ajudam a inibir o crescimento de certas bactérias que podem causar infecções em humanos. A aloe vera é conhecida por suas propriedades antibacterianas, antivirais e antissépticas. Isso é parte do motivo pelo qual ela pode ajudar a curar feridas e tratar problemas de pele.

3. Acelera a cicatrização de feridas

As pessoas costumam usar aloe vera como um medicamento tópico, esfregando-a na pele em vez de consumi-la. Na verdade, ele tem uma longa história de uso no tratamento de feridas, e particularmente queimaduras, incluindo queimaduras solares. A Farmacopeia dos Estados Unidos descreveu preparações de aloe vera como um protetor de pele já em 1810–1820. Estudos sugerem que é um tratamento tópico eficaz para queimaduras de primeiro e segundo graus. Por exemplo, uma revisão de estudos experimentais descobriu que o aloe vera pode reduzir o tempo de cicatrização de queimaduras em cerca de 9 dias em comparação com medicamentos convencionais. Também ajudou a prevenir vermelhidão, coceira e infecções. As evidências de que o aloe vera ajuda a curar outros tipos de feridas são inconclusivas, mas a pesquisa é promissora.

4. Reduz a placa bacteriana

A cárie dentária e as doenças da gengiva são problemas de saúde muito comuns. Uma das melhores maneiras de prevenir essas condições é reduzir o acúmulo de placa bacteriana, ou biofilmes bacterianos, nos dentes. Em um estudo com 152 crianças em idade escolar de 8 a 14 anos, os pesquisadores compararam um enxaguante bucal de aloe vera com o ingrediente padrão de enxaguante bucal clorexidina. Após 4 semanas de uso, o enxaguante bucal de aloe vera diminuiu a placa bacteriana, a gengivite e o Streptococcus mutans salivar (uma bactéria produtora de placa bacteriana), tornando-o comparável ao da clorexidina. Outro estudo de 2021 concluiu que o enxaguante bucal de aloe vera é uma alternativa natural eficaz aos enxaguantes bucais formulados quimicamente. O gel de aloe vera também é eficaz para matar uma levedura encontrada na boca conhecida como Candida albicans.

5. Ajuda a tratar aftas

Muitas pessoas apresentam úlceras na boca, ou aftas, em algum momento da vida. Elas geralmente se formam embaixo do lábio, dentro da boca e duram cerca de uma semana. Estudos mostraram que o tratamento com aloe vera pode acelerar a cicatrização de úlceras na boca. Por exemplo, uma revisão de 2022 de nove ensaios clínicos randomizados concluiu que o tratamento com aloe vera pode acelerar a cura de úlceras na boca melhor do que outras intervenções. Ele também oferece um tempo de cura mais curto. Em outro estudo mais antigo, o gel de aloe vera não apenas acelerou a cura de úlceras na boca, mas também reduziu a dor associada a elas.

6. Reduz a constipação

Aloe vera pode ajudar tratar a constipação. Desta vez, é o látex, não o gel, que fornece os benefícios. O látex é um resíduo amarelo pegajoso presente logo abaixo da casca da folha. O principal composto responsável por esse efeito é chamado aloína, ou barbaloína, que tem efeitos laxantes bem estabelecidos. No entanto, as pessoas levantaram preocupações sobre a segurança com o uso frequente. Ao contrário da crença popular, a aloe vera não parece ser eficaz contra outras condições digestivas, como síndrome do intestino irritável ou doença inflamatória intestinal.

7. Pode melhorar a pele e prevenir rugas

Há algumas evidências preliminares que sugerem que o gel tópico de aloe vera pode retardar o envelhecimento da pele. Em um estudo de 2009 com 30 mulheres com mais de 45 anos, tomar gel oral de aloe vera aumentou a produção de colágeno e melhorou a elasticidade da pele ao longo de um período de 90 dias. A aloe vera pode ajudar a pele a reter a umidade e melhorar a integridade da pele, o que pode beneficiar as condições de pele seca.

8. Reduz os níveis de açúcar no sangue

A aloe vera pode ser utilizada como remédio para diabetes. Isso ocorre porque ela pode aumentar a sensibilidade à insulina e ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue. De fato, uma revisão de 2021 concluiu que há uma qualidade moderada a alta de evidências a favor dos efeitos da aloe vera em pacientes com pré-diabetes ou diabetes tipo 2.

9. Potencialmente ajuda no crescimento capilar

Os benefícios da aloe vera para o cabelo foram estudados principalmente em relação à dermatite seborreica - uma condição de pele que causa uma erupção cutânea avermelhada com escamas amarelo-esbranquiçadas e crostosas, geralmente no rosto e no couro cabeludo. Um estudo mais antigo indicou que a aloe vera reduz significativamente a coceira, a descamação e o tamanho da área afetada em pessoas com a condição. Dado que a dermatite seborreica pode levar à perda temporária de cabelo, isso ressalta o potencial da aloe vera para promover o crescimento capilar.

Como usar aloe vera

Aloe vera pode vir em várias formas, incluindo um gel tópico ou pomada, pode ser usado em sua forma bruta ou pode até ser consumido como um líquido.

Riscos

Aloe vera é um remédio seguro com poucos efeitos colaterais conhecidos. O National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH) diz que o uso tópico é provavelmente seguro. No entanto, o uso oral de aloe vera pode causar cólicas estomacais ou diarreia devido aos seus efeitos laxantes. Os especialistas recomendam que produtos a base de Aloe vera não sejam usados por via oral em doses muito altas, pois pode elevar o consumo de antraquinonas que possuem ação nefrotóxica, podendo causar crise severa de nefrite aguda,  Além disso, pode haver riscos associados ao extrato de folhas inteiras não descoloridas de aloe vera. Esta forma de aloe vera é retirada das folhas da planta e não é filtrada para remover produtos químicos causadores de câncer. De fato, o relatório do NCCIH afirma que o extrato de folhas inteiras não descoloridas de aloe vera parece estar associado ao risco de câncer em ratos.

Fonte: https://www.medicalnewstoday.com/

 MEUS LIVROS

LEIA GRATUITAMENTE OU COMPRE NA AMAZON

**No Kindle e gratuito com KindleUnlimited**

CLIQUE NO LIVRO PARA ACESSAR O LINK DA AMAZON

Profº. M.Sc. Décio Escobar

Sou professor de Biologia e Botânica, com Especialização em Fitoterapia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Ciências Ambientais, atualmente com nove livros publicados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem