Piperina - principal alcaloide presente na pimenta preta

 

Nome: Piperina

Fórmula molecular: C17H19NO3

Fórmula estrutural:

Fórmula simples:

Sinônimos: Piperin, Bioperine.

Plantas que possuem

Espécies: Piper acutisleginum, Piper betle, Piper chaba, Piper guineense Schum.et Thom., Piper khasiana, Piper longum , Piper nigrum , Piper officinarum, Piper retrofractum Vahl , Piper thomsoni, Piper trichostachyon, Boletinus cavipes 

Família: Piperaceae

Parte da planta onde ocorre:Principalmente no fruto

Indicações: A piperina é o principal alcalóide presente na pimenta preta (Piper nigrum) e pimenta longa. A pimenta preta é a especiaria culinária mais comum e considerada constituinte essencial de sopas em todo o mundo, particularmente no sul da Asia. Na medicina tradicional, a pimenta preta tem sido usada como analgésico e anti-inflamatório e no tratamento de epilepsia e envenenamento por veneno de cobra. Na medicina chinesas, a pimenta-do-reino tem uma longa tradição no tratamento de Epilepsia.

Usos: Como analgésico, anti-inflamatório, anticâncer.

Observação: A piperina tem sido usada em ensaios que estudam o tratamento do mieloma múltiplo e distúrbios da deglutição.

 

Referências bibliográficas:

National Library of Medicine https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/ Acesso em 05/07/2022



Profº. M.Sc. Décio Escobar

Sou professor de Biologia e Botânica, com Especialização em Fitoterapia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Ciências Ambientais, atualmente com nove livros publicados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem