DIOSCINA: glicosídeo espirostanil extraído da Dioscorea nipponica que tem efeitos terapêuticos na redução de lipídios no sangue e proteção do fígado

 

Dioscoreaceae japonesa

A dioscina é um glicosídeo espirostanil, é extraído da Dioscorea nipponica Thunb. , entre outras plantas. Tem efeitos terapêuticos na redução de lipídios no sangue e proteção do fígado, bem como antivírus, anti-inflamatório, e efeitos antitumorais. Pode ser usado por via oral para tratar dores nas articulações, artrite, malária e bronquite crônica. Além disso, é usado externamente para tratar feridas. A dioscina é um predecessor importante para a síntese de hormônios esteroides. Na China, os comprimidos de dioscina já foram usados para tratar a hiperlipidemia na prática clínica.

 

Dioscina

Cientistas japoneses é que primeiro relataram e analisaram a estrutura da dioscina isolada das saponinas da Dioscoreaceae japonesa. No entanto, as atividades biológicas da dioscina não atraíram o interesse dos cientistas até o final dos anos 1990 e início deste século. Acredita-se agora que a dioscina pode ter efeitos terapêuticos. efeitos na redução de lipídios no sangue e proteção do fígado, bem como antivírus, anti-inflamatório, e efeitos antitumorais. Na China, os comprimidos de dioscina têm sido usados para tratar hiperlipidemia na prática clínica. No entanto, nenhuma droga correspondente está disponível no mercado de outros países. Além disso, a dioscina também é um importante predecessor para sintetizar hormônios esteroides da Dioscorea nipponica Makino, que é usada para extrair dioscina. Estudos mostraram que preparações compostas contendo dioscina podem aumentar a fluxo sanguíneo, reduzir o consumo de oxigênio pelo miocárdio e proteger de lesão de reperfusão, o que é benéfico para aliviar a isquemia e angina. Além disso, a dioscina pode regular o metabolismo lipídico e melhorar a hemodinâmica. Ela também pode prevenir a aterosclerose, reduzindo colesterol total sérico, triglicerídeos, lipoproteína de baixa densidade e lipoproteína, reduzindo a viscosidade total do sangue e a viscosidade do plasma em altas e baixas taxas de cisalhamento, e aliviando a infiltração lipídica da parede arterial e a formação de placas. Além disso, a dioscina pode reduzir a deposição de gordura no fígado, que pode estar relacionada por promover o metabolismo da secreção de colesterol.

Dioscina

Também foi relatado que a dioscina pode induzir a apoptose de uma variedade de células tumorais, incluindo células de câncer gástrico, células de câncer de mama, células de câncer de pulmão, carcinoma de células escamosas e células de câncer cervical. Os mecanismos estão relacionados por reduzir o estresse oxidativo e inibir algumas vias de sinalização de sobrevivência celular. A dioscina pode induzir enzimas antioxidantes, diminuir os lipídios no sangue, melhorar a resistência à insulina, inibir a resposta inflamatória, reduzir os danos da hepatite alcoólica, e diminuir a lesão hepática induzida pelo paracetamol esses efeitos podem estar relacionado à diosgenina hidrolisada. Além disso, os efeitos anti-inflamatório da dioscina na artrite e bronquite crônica também são amplamente relatados. Além disso, descobriu-se que a dioscina tem efeitos antitússicos e antiasmáticos e é usada para tratar a bronquite crônica, e esses efeitos estão relacionados aos seus ingredientes ativos, incluindo saponina total, saponina solúvel em água, bem como saponina esteróide em alta dose. Estudos recentes também mostraram que a dioscina pode aliviar o dano de isquemia-reperfusão inibindo a resposta inflamatória, suprimindo a quimiotaxia e reduzindo o recrutamento de células inflamatórias.

A dioscina pode ser encontrada nas seguintes espécies:

REINO

FAMILIA

ESPÉCIES

Plantae

Alliaceae

Allium ampeloprasum

Plantae

Asparagaceae

Asparagus cochinchinensis

Plantae

Asparagaceae

Asparagus officinalis

Plantae

Convallariaceae

Polygonatum zanlanscianense

Plantae

Costaceae

Costus afer

Plantae

Costaceae

Costus spp.

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea althaeoides

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea batatas

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea bulbifera var.sativa

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea cayenensis

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea collettii

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea draco

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea futschauensis

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea gracillima

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea hypoglauca

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea japonica

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea nipponica

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea panthaica

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea parviflora

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea pseudojaponica

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea spongiosa

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea spp.

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea tokoro Makino.

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea villosa

Plantae

Dioscoreaceae

Dioscorea zingiberensis

Plantae

Fabaceae

Trigonella spp.

Plantae

Menispermaceae

Stephania cepharantha

Plantae

Poaceae

Phragmites communis

Plantae

Ruscaceae

Smilacina atropurpurea

Plantae

Smilacaceae

Smilax china

Plantae

Solanaceae

Solanum melongena

Plantae

Solanaceae

Solanum sodomaeum

Plantae

Trilliaceae

Paris polyphylla

Plantae

Trilliaceae

Paris spp.

Plantae

Trilliaceae

Trillium erectum

Plantae

Trilliaceae

Trillium spp.

Plantae

Zygophyllaceae

Tribulus terrestris

Referências Bibliográficas

Tsukamoto T, Kawasaki T, Yamauchi T. Saponins of Japanese Dioscoreaceae. V. On the structure of dioscin. Pharm Bull. 1956;4(1):35–42.

Yue L, et al. Recent advances of diosgenin in its pharmacologic activities and mechanism. ChinJ Clin Pharm Ther. 2010; 2:233–7.

Man S, et al. Chemical study and medical application of saponins as anti-cancer agents.Fitoterapia. 2010;81(7):703–14.

Zhao X, et al. Dioscin, a natural steroid saponin, shows remarkable protective effect againstacetaminophen-induced liver damage in vitro and in vivo. Toxicol Lett. 2012;214(1):69–80.

Kamisako T, Ogawa H. Regulation of biliary cholesterol secretion is associated with abcg5and abcg8 expressions in the rats: effects of diosgenin and ethinyl estradiol. Hepatol Res.2003;26(4):348–52.

Xu LN, Wei YL, Peng JY. Advances in study of dioscin – a natural product. Zhongguo ZhongYao Za Zhi. 2015;40(1):36–41.

Qi M, et al. Dioscin attenuates renal ischemia/reperfusion injury by inhibiting the TLR4/ MyD88 signaling pathway via up-regulation of HSP70. Pharmacol Res. 2015; 100:341–52.

Profº. M.Sc. Décio Escobar

Sou professor de Biologia e Botânica, com Especialização em Fitoterapia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Ciências Ambientais, atualmente com nove livros publicados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem