Daphnin: beta-D-glicosídeo presente na Daphne mezereum L , com potencial farmacológico para redução de ácido úrico

 

Daphne mezereum L

Daphnin é um beta-D-glicosídeo, presente no gênero Daphne, principalmente na Daphne mezereum L., planta da Eurásia e do Norte da África, da família Thymelaeaceae, uma família de plantas com distribuição predominantemente no Hemisfério Sul, com concentrações na Austrália e regiões tropicais, e na África. A Daphne mezereum L possui diferentes metabólitos bioativos e moléculas ativas farmacológicas com efeitos anti-inflamatórios, que agem na redução da coagulação sanguínea e aumento da excreção de ácido úrico. No entanto, as bagas e galhos da planta contêm daphnin e mezerein (que danifica os rins) e a toxina daphne (que provoca febres fortes e até mesmo causa a morte), que são tóxicos para humanos e alguns animais. Daphnin é um composto de hidroxicumarina. As cumarinas são uma família de benzopironas amplamente distribuídas na natureza. 

Daphnin

Os níveis séricos de ácido úrico nos organismos precisam estar em um determinado nível. Uma alta concentração causa um cristal de ácido úrico, hiperuricemia e causa artrite em diferentes articulações ou, em alguns casos, cálculos renais. Experimentos in vitro com a reação da dapnina e do ácido úrico sérico, inibidos pelo oxonato de potássio, causam aumento dos níveis hiperuricêmicos em camundongos por várias horas, após o que o nível diminui. A concentração dependente da dose de dafnina é de 100 mg/kg para camundongos. No entanto, a concentração dependente da dose para humanos não é conhecida. 

Daphnin

Apesar dos efeitos tóxicos do gênero Daphne, diferentes compostos bioativos e fitoquímicos estão presentes nas bagas. As espécies fitoterápicas do gênero Daphne apresentam, apesar da toxicidade, também diferentes efeitos bioativos: efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, citotóxicos, antiulcerogênicos, absortivos, hipocolesterolêmicos e hemostáticos. Como algumas outras cumarinas, a dafnina também apresenta atividade antimicrobiana.

O daphnin é encontrado em muitas de espécies de plantas, abaixo algumas delas:

REINO

FAMÍLIA

ESPÉCIES

Plantae

Asteraceae

Matricaria chamomilla

Plantae

Rubiaceae

Cruciata taurica

Plantae

Thymelaeaceae

Daphne arisanensis

Plantae

Thymelaeaceae

Daphne cneorum

Plantae

Thymelaeaceae

Daphne laureola

Plantae

Thymelaeaceae

Daphne mezereum

Plantae

Thymelaeaceae

Daphne oleoides ssp. oleoides

Plantae

Thymelaeaceae

Daphne striata

Referências Bibliográficas

Ergenç, N. (1968). The daphnin and daphnetin of Daphne pontifica L. J Fac Pharm İstanbul, 4, 72-76.

Leone, G. (1925). Constitution and synthesis of daphnin. Gazz. Chim.

Lakin, K. M., & Kosheleva, L. I. (1968). Effect of daphnin on blood coagulation. Farmakologiia i toksikologiia, 31(1), 72-74.

Yu, Z. F., Yang, C., Qiu, X., Chen, Y., Kong, L. D., & Wang, M. S. (2002). Effects of daphnin on serum uric acid level in in vivo model of hyperuricemic mice. JOURNAL-CHINA PHARMACEUTICAL UNIVERSITY, 33(2), 142-145.

Profº. M.Sc. Décio Escobar

Sou professor de Biologia e Botânica, com Especialização em Fitoterapia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Ciências Ambientais, atualmente com nove livros publicados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem