TENTANDRINE: alcalóide bis-benzilisoquinolínico isolado da raiz da stephania tetrandrae que tem fortes efeitos biológicos sobre as doenças cardiovasculares, hepáticas e imunológicas

Stephania tetrandrae

A tetrandrina é um alcalóide bis-benzilisoquinolínico natural isolado da raiz da planta Stephania tetrandrae e encontrado nas famílias Aristolochiaceae e Menispermaceae. 

Origem: Stephania tetrandra S. Moore

Nome químico: (1β) -6,6',7,12-Tetrametoxi-2,2'-dimetilberbaman (S,S)-(+)-Tetrandrine

Fórmula molecular: C38H42O6 N2 

Tetrandrine

A tetrandrine inibe de forma não seletiva a atividade dos canais de cálcio e induz bloqueio G1 da fase G1 do ciclo celular e apoptose em vários tipos de células, resultando em efeitos imunossupressores, antiproliferativos e de eliminação de radicais livres. Esse agente também aumenta a utilização de glicose por aumentar a síntese de glicogênio nos hepatócitos, resultando na redução da glicose plasmática. A tetrandrine tem fortes efeitos biológicos sobre as doenças cardiovasculares, fibrose, tumores, e hipertensão pulmonar, doenças hepáticas e doenças imunológicas. 

drine

Pesquisas atuais mostraram que a terapia com tetrandrine é superior a terapias convencionais no tratamento clínico da silicose. Como um antagonista de cálcio tradicional chinês, a tetrandrine tem efeitos significativos sobre doenças cardiovasculares e inflamatórias com menos efeitos colaterais, o que lhe confere grande potencial para futuras explorações e aplicações clínicas. Estudos recentes mostraram que ela tem uma variedade de efeitos biológicos e muito boas perspectivas de aplicação no tratamento de fibrose e hipertensão pulmonar, a regulação da função imunológica, bem como a prevenção e tratamento do tumor. Já em 1988, descobriu-se que a tetrandrine tinha o efeito de bloquear o Ca2 + canal e foi rapidamente aplicado na pesquisa farmacológica no campo doenças cardiovasculares e inflamatórias. Resultados de muitos estudos mostraram que este composto tem bons efeitos sobre a hipertensão, arritmia, isquemia miocárdica, inflamação e assim por diante. Como um antagonista chinês tradicional do cálcio, a tetrandrine tem amplas perspectivas em aplicações clínicas de doenças cardiovasculares doenças inflamatórias. No início da década de 1990, a aplicação da tetrandrine foi ampliada. Durante esse tempo, pesquisadores conduziram muitos estudos sobre seus efeitos protetores no fígado, pulmão e mitocôndrias, o que abriu um novo campo para o tratamento de doenças hepáticas. Em 2002, descobriu-se que a tetrandrina pode inibir a síntese de DNA e RNA em células tumorais, que forneceram um novo método para o tratamento do câncer. Atualmente, os efeitos de prevenção e tratamento da hipertensão, fibrose, problemas digestivos doenças, tumores, artrite reumatoide e outras doenças autoimunes da tetrandrine foram confirmadas, bem como a função de reduzir a hipertensão pulmonar. Algumas espécies que apresentam a tetrandrine:

REINO

FAMÍLIA

ESPÉCIES

Plantae

Aristolochiaceae

Aristolochia debilis

Plantae

Aristolochiaceae

Aristolochia heterophylla

Plantae

Menispermaceae

Cissampelos pareira

Plantae

Menispermaceae

Cocculus diversifolius

Plantae

Menispermaceae

Cocculus japonicus

Plantae

Menispermaceae

Cocculus pendulus

Plantae

Menispermaceae

Cyclea barbata

Plantae

Menispermaceae

Cyclea barbata Miers

Plantae

Menispermaceae

Cyclea burmannii

Plantae

Menispermaceae

Cyclea peltata

Plantae

Menispermaceae

Menispermum dauricum DC.

Plantae

Menispermaceae

Pachygone dasycarpa

Plantae

Menispermaceae

Stephania cepharantha

Plantae

Menispermaceae

Stephania discolor

Plantae

Menispermaceae

Stephania hernandifolia

Plantae

Menispermaceae

Stephania japonica var. discolor

Plantae

Menispermaceae

Stephania tetrandra

Plantae

Menispermaceae

Triclisia patens

Plantae

Menispermaceae

Triclisia subcordata

Referências Biobibliográficas

National Pharmacopoeia Commission. Pharmacopoeia of the People’s Republic of China (volume 1). Beijing: China Medical Science and Technology Press; 2015. p. 148–9. Zhen P. Research progress of tetrandrine. J Med Res. 2004;33(8):79–82.

Zhang XH. Study on the identification and clinical application of Stephania tetrandra S. Moore and Radix Aristolochiae Fangchi. Chin Mod Med. 2015;22(24):111–3.

Wang H, Luo SD, Cai HS. Pharmacological research progress of tetrandrine. Chin J Pharm.2000;35(12):800–2.

King VF, Garcia ML, Himmel D. Interaction of tetrandrine with slowly inactivating calcium channels. Characterization of calcium channel modulation by an alkaloid of Chinese medicinal herb origin. J Biol Chem. 1988; 263:2238–44.

Liu YQ, Karpinski E, Rao MR. Tetrandrine: a novel calcium channel antagonist inhibits type I calcium channels in neuroblastoma cells. Neuropharmacology. 1991;30(12A):1325–31.

Wang ZR. Research progress on pharmacological action of tetrandrine. Chin Pharmacol Bull. 2000;16(5):488–92.

Li DG, Liu YL, Lu HM, Jiang ZM, Xu QF. Effects of tetrandrine on mitochondria in rats with hepatic fibrosis. Chin J Dig. 1994;14(6):339–42.

Chen YJ. Potenital role of tetrandrine in cancer therapy. Acta Pharmacol Sin. 2002;23(12):1102–6.

Kwan CY.  Traditional herbal medicine research with special reference to tetrandirne and

related bis-benzylisoquinoline alkaloids: a preface to this special issue on herbal drugs. Acta

Pharmacol Sin. 2002;23(12):I.

Profº. M.Sc. Décio Escobar

Sou professor de Biologia e Botânica, com Especialização em Fitoterapia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Ciências Ambientais, atualmente com nove livros publicados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem