REI DOS AMARGOS: planta asiática da medicina ayurvédica utilizada como imunoestimulante e adaptógeno

 

Nome científico: Andrographis paniculata Nees

Sinonímias: Andrographis subspathulata C.B. Clarke, Justicia latebrosa Russellm,Justicia latebrosa Russell ex Wall.,Justicia paniculata Burm.fil.,Justicia stricta Lam. ,Justicia stricta Lam. ex Steud.

Família: Acanthaceae

Nomes populares: rei dos amargos, kalmegh (Bengali, Hindi, Unani), kirta ou kirata (sânscrito). Nomes comuns usados especificamente na tradição da medicina ayurvédica indiana também incluem bhunimbae mahatikta (sânscrito). Na medicina tradicional chinesa (MTC), a Andrographis é conhecida como chuan xin lian. 

Origem: nativa do subcontinente indiano (Índia, Paquistão e Bangladesh) e Sri Lanka.   

Descrição botânica: pequena erva tenra, de até 70 cm de altura com muitos ramos, caules quadrados e geralmente leves e verde. Folhas opostas, simples, elípticas com pontas acuminadas. Inflorescências axilar e terminal caulinar em panículas com flores eretas; brácteas, de até 2 mm de comprimento; 5 sépalas; de até 4 mm de comprimento, com cerdas brancas; tubo da corola, com até 6 mm de comprimento, de cor branca, lóbulos, branco com listras roxas; 2 estames. Vagens de até 1,7 cm de comprimento, contendo 12 sementes.

Parte da planta para uso: folhas.

Constituintes químicos:  Andrographolide, andrographidine, 5-hydroxy-7,8,3’,3’-tetra-methoxyflavone, andrographine, apigenin-4,6-dimethyl ether, â-sitosterol, 5-hydroxy-2’,3’,7,8-tetrametoxyflavone, androgra-phinin.

Formas de uso: a decocção das suas folhas é frequentemente tomada por via oral para curar o diabetes, reduzindo os níveis elevados de glicose no sangue. Um cataplasma de folhas é aplicado topicamente para aliviar a irritação da pele e picadas de insetos.

Indicações: antiplaquetária, antipirética, anti-inflamatória, um tônico amargo (erva que fortalece e tonifica órgãos específicos ou todo o corpo), colerético, hepatoprotetor, imunoestimulante e, possivelmente, como adaptógeno. Além disso, acredita-se que proteja contra danos dos radicais livres e ajude a normalizar a glicemia.

Observações: Em Ayurveda, a Andrographis tem sido usada há séculos para febres intermitentes e icterícia, e é um ingrediente em mais da metade das formulações de ervas multi-ingredientes usadas na Índia para o tratamento de condições hepáticas. Na China, é indicada para o tratamento da gripe com febre, dor de garganta, úlceras na boca ou na língua, tosse aguda ou crônica, colite, disenteria, infecção urinária com micção difícil ou dolorosa, carbúnculos, feridas, e picadas de cobra venenosa.

Referências bibliográficas

Brunei Darussalam Agriculture Research Centre, Kilanas. 1992. Medicinal Plants of BruneiDarussalam. Part I. Department of Agriculture, Ministry of Industry and Primary Resources.

Cheung, S. C., et al. 1978. Chinese Medicinal Herbs of Hong Kong, Vol. 1–5. Hong Kong.

Rajagopal, S. et al. 2003. Andrographolide, a potential cancer therapeutic agent isolated from Andrographis paniculata. J. of Exp. Ther. Anco. 3(3):147–158.

Profº. M.Sc. Décio Escobar

Sou professor de Biologia e Botânica, com Especialização em Fitoterapia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Ciências Ambientais, atualmente com nove livros publicados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem