Problemas de artrite ou artrose? Então você deve conhecer a Miconia albicans

 

A Miconia albicans (Sw.) Steud., conhecida popularmente por canela-de-velho, Maria Branca, lacre-branco, folha-branca, pertence à família Melastomataceae. O gênero Miconia apresenta mais de 1.000 espécies vegetais, sendo nativo da flora brasileira, principalmente no bioma do cerrado. Além disso, é amplamente distribuído pelo sul do México, norte da Argentina e Uruguai. É uma espécie vegetal muito utilizada no tratamento das dores decorrente de artroses e artrites, devido às suas propriedades anti-inflamatória e analgésica. Ela apresenta semelhança com algumas outras espécies do gênero Miconia dentre as quais destaca-se a Miconia stenostachya DC. Tendo em vista que essas espécies podem apresentar ação farmacológica distinta, faz-se necessária a diferenciação botânica para assegurar a utilização terapêutica correta da canela-de-velho.A Miconia albicans (Sw.) Steud. é um planta arbustiva que pode apresentar de 1 a 4 metros de altura, com troncos lisos de cor castanha. Possui folhas simples, opostas, de coloração verde escura na porção superior, coriáceas (aspecto de couro), de margem levemente dentada e formato de elipse oblongadas (arredondado na base e pontiagudo no ápice). Suas flores possuem coloração branca e medem cerca de 3 milímetros, enquanto as sementes são globosas, pequenas, de cor verde (maduro) e violeta (imaturo) e se agrupam na forma de cachos. Seus frutos são do tipo bagas (sementes dispersas no centro do fruto).Ela apresenta diversas classes de fitoconstituintes, como triterpenos pentacíclicos (ácido ursólico, ácido oleanólico e α-amirina; β-amirina, lupeol, ácido epi-betulínico, ácido arjunólico e ácido maslínico), flavonoides (quercetina e rutina), esteroides, cumarinas, taninos e saponinas. Além disso, essa planta também apresenta compostos químicos como ácido salicílico, ácido panísico, ácido protocatecuico, galangina e ácido elágico. Os compostos triterpênicos (ácido ursólico, oleanólico e α-amirina) apresentam ação antiinflamatória e analgésica, enquanto os flavonoides (quercetina e rutina) são responsáveis pela ação antioxidante dessa espécie vegetal. 

A canela-de-velho é comumente encontrada nas farmácias na forma de pomadas, géis e bálsamos. Até o presente momento não foram relatados efeitos adversos ou contraindicações para o uso externo da canela-de-velho.

Fonte:

ALMEIDA, F. H. O. Revisão Sistemática da Miconia albicans (sw.) Triana: uso tradicional, atividade farmacológica e outras atividades. 2016. Monografia (Graduação em Farmácia) Universidade Federal de Sergipe São Cristóvão, 2016.

BRASIL, E. M. et al. Atividades biológicas de Miconia albicans: uma breve revisão. Revista de Ciências da Saúde, p. 32-35, 2019.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução Nº 400 de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União. 2017b.

 MEUS LIVROS

LEIA GRATUITAMENTE OU COMPRE NA AMAZON

**No Kindle e gratuito com KindleUnlimited**

CLIQUE NO LIVRO PARA ACESSAR O LINK DA AMAZON

Profº. M.Sc. Décio Escobar

Sou professor de Biologia e Botânica, com Especialização em Fitoterapia, Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Ciências Ambientais, atualmente com nove livros publicados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem